NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 20 de Agosto de 2019
CIDADES
Sexta-feira, 17 de Maio de 2019, 01h:50

ENSINO SUPERIOR

Inscrições para o Enem terminam hoje

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminam, hoje (17). Em todo país, desde o último dia 6 de abril, mais de 4,5 milhões de pessoas já se inscreveram para fazer a prova, que será aplicada em dois domingos, nos dias 3 e 10 de novembro deste ano. Hoje, também termina o prazo para solicitar atendimento especializado e específico e para alterar dados cadastrais, município de provas e opção de língua estrangeira.

A taxa de inscrição para o Enem é de R$ 85,00. Quem não tem isenção de taxa deve fazer o pagamento até o dia 23 de maio em agências bancárias, casas lotéricas e Correios. Já o atendimento especializado é dirigido a pessoas que têm autismo, baixa visão, cegueira, deficiência auditiva, deficiência física, deficiência intelectual (mental), déficit de atenção, discalculia, dislexia, surdez, surdocegueira e visão monocular.

Os candidatos devem informar, no ato da inscrição feita pela internet, qual auxílio necessitam. É possível pedir uma hora a mais para resolver questões. O candidato precisa comprovar as necessidades especiais por meio de laudos médicos, conforme informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O atendimento específico é dirigido às grávidas e mulheres que estão amamentando, idosos, estudante em classe hospitalar e outra situação específica a ser informada no momento da inscrição. Nesses casos, os recursos serão oferecidos conforme as necessidades do inscrito. No dia 22 será divulgado o resultado do pedido de atendimento especializado e específico.

Nesta última quarta-feira (14), em audiência pública realizada pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, o presidente do Inep, Elmer Vicenzi, informou que o cronograma para a realização do Enem)2019 está sendo cumprido conforme o previsto. “Os participantes podem ficar tranquilos porque todos os procedimentos estão sendo cumpridos para que façam o exame de forma isonômica nos dias 3 e 10 de novembro”, afirmou.

O Enem avalia o desempenho do estudante e viabiliza o acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e instituições portuguesas. O exame também possibilita o financiamento e apoio estudantil, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os dados da prova também permitem autoavaliação do estudante o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais. O exame tem quatro provas objetivas, com 180 questões, além de uma redação.

 


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.



ENQUETE
Em sua opinião, qual deve ser a prioridade do futuro governador de MT?
Reduzir o número de Secretarias de Estado
Concluir as obras do VLT
Pagar dívidas com fornecedores
Saúde, Educação e Segurança Pública
PARCIAL