NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 20 de Agosto de 2019
CIDADES
Terça-feira, 04 de Junho de 2019, 08h:57

MT HEMOCENTRO

“Junho Vermelho” sensibiliza população para a doação de sangue

Neste mês, o MT Hemocentro realiza a campanha “Junho Vermelho” com o intuito de sensibilizar a população sobre a importância do ato de doar sangue. Nos meses de férias, os bancos de sangue de todo o país registram uma redução de 30% a 40% no número de doações. Ao mesmo tempo, acontecem mais acidentes de trânsito e domésticos, consequentemente, a demanda.

Ao longo do período, a programação contará com a parceria dos municípios de Chapada dos Guimarães, Campo Verde e Rosário Oeste, além de instituições públicas e particulares que vão receber a equipe do Hemobus, um ônibus de coleta externa de sangue. Do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, reforça que o mês foi escolhido também em função da chegada do inverno e do período de férias, momentos em que há redução no número de doações de sangue.

A campanha ainda leva em consideração o “Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue”, celebrado no dia 14 de junho. “Essa campanha acontece simultaneamente em todo o país, com o objetivo de ampliar os estoques de sangue no período que antecede as férias de julho e, ao mesmo tempo, para incentivar a população a tornar a doação de sangue uma prática rotineira”, explicou Gian Carla por meio da assessoria de imprensa.

Nos meses de férias (junho, julho, dezembro e janeiro), o MT Hemocentro, assim como todos os bancos de sangue do país, registra uma redução de 30% a 40% no número de doações. Entretanto, a queda acontece simultaneamente ao esperado aumento da demanda, pois, nestes meses, acontecem mais acidentes de trânsito, acidentes domésticos e brigas acarretadas pelo uso excessivo de bebida alcoólica.

Ainda assim, a necessidade de manutenção do estoque de sangue no MT Hemocentro é verificada ao longo de todo o ano. A unidade presta atendimento sanguíneo aos dois maiores hospitais do Estado, que são os prontos-socorros de Cuiabá e o de Várzea Grande, além do Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM) e Hospital Municipal São Benedito, na capital.

Conforme a programação, amanhã (5), haverá coleta externa de Redome (doação de medula óssea) na Assembleia Legislativa, no CPA. No dia 11, o Hemobus estará na cidade de Chapada dos Guimarães. Já no dia 14, o ônibus fará coleta no Laboratório Lentes Gradual, em Cuiabá e, nos dias 18 e 19, atenderá no município de Campo Verde.

Já no dia 21, haverá coleta interna de plaqueta por aférese com a presença de doadores fidelizados e, no dia 26, o Hemobus estará em Rosário Oeste. Na sede do banco de sangue, há ainda atendimento a pacientes portadores de doenças hematológicas, regulados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e oriundos dos 141 municípios de Mato Grosso.

SERVIÇO - As empresas que tiverem o desejo de aderir à campanha do “Junho Vermelho” devem entrar em contato pelo número: (65) 3623-0044. O MT Hemocentro está localizado na Rua 13 de Junho, Nº 1.055, bairro Porto/Centro Sul; os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 17h30. Já a unidade de coleta (UC) pronto-socorro de Cuiabá atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na Rua General Vale, Nº 182, bairro Bandeirantes.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.



ENQUETE
Em sua opinião, qual deve ser a prioridade do futuro governador de MT?
Reduzir o número de Secretarias de Estado
Concluir as obras do VLT
Pagar dívidas com fornecedores
Saúde, Educação e Segurança Pública
PARCIAL