NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 10 de Dezembro de 2019
ECONOMIA
Quinta-feira, 28 de Novembro de 2019, 09h:17

VENDAS DE FINAL DE ANO

CDL acredita que 2019 pode ter o melhor saldo em 6 anos

MARIANNA PERES
Da Reportagem

Os empresários cuiabanos chegam à reta final do ano bastante otimistas com relação ao saldo de vendas de 2019. Projeções alicerçadas sobre indicadores econômicos, cenários de curto prazo e peculiaridades do Estado traçam uma estimativa de crescimento de “pelos menos 7%” em relação às vendas de final de ano do exercício anterior, o que se confirmado, será o melhor resultado dos últimos seis anos.

A direção da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) leva em consideração o crescimento gradativo da economia brasileira “que vem dando sinais de recuperação ao longo de 2019. O volume de vendas no cenário estadual e nacional demonstra essa evolução”, argumenta a entidade.

De acordo com um levantamento próprio, o crescimento de vendas em 2019 ante os mesmos períodos de comparação com 2018 foi de 1,3% no País. Em Mato Grosso, a média foi de 3,6%, com destaque para os últimos três meses que apresentaram uma média de 5,9%.

"A Taxa de Desocupação ficou em 8% no Estado no 3° trimestre de 2019. Os dados nacionais apontam uma taxa de 11,8%, no mesmo período. Vale destacar que em Mato Grosso a taxa de desocupação seguiu a tendência nacional, porém, se mantendo sempre abaixo do resultado observado no Brasil", comentou o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.

Conforme análise do superintendente ainda, "a inadimplência apresenta-se estável quando analisamos o acumulado do ano, sendo que no Brasil tivemos um aumento de devedores em 0,45%, já em Mato Grosso o aumento ficou em 0,48%", disse ele.

O Indicador de Confiança do Consumidor medido pelo SPC Brasil alcançou 46,6 pontos em outubro de 2019. Por outro lado, o Indicador que mede a confiança do empresário atingiu 64,6 pontos no mesmo período de comparação. "Nota-se que a confiança do consumidor se mantém abaixo do nível neutro (50,0 pontos), ao passo que a confiança do empresário está em crescimento. Quando comparamos com o mesmo período do ano passado, tivemos um leve aumento de 4,3 pontos para consumidores, porém, um aumento mais significativo de 10,7 no índice de confiança dos empresários, sendo que esse aumento do índice de confiança do empresário é favorável para economia, pois pode gerar mais investimentos e, consequentemente, ter uma geração de empregos mais positiva para 2020", avalia Granja.

NATAL PREMIADO - Para o superintendente, alguns fatores irão contribuir para esse cenário ficar ainda mais positivo no encerramento de 2019. "Temos em andamento uma campanha de recuperação de crédito que ajuda os consumidores a negociarem dividas com vantagens econômicas, temos também os recursos do FGTS, PIS e 13º salário, que contribuem de forma significativa com o aumento nas vendas, porém, a grande novidade lançada pela CDL Cuiabá é a campanha de Natal Premiado. Uma oportunidade única para os empresários atraírem o consumidor até sua empresa, já que haverá muitos prêmios, inclusive um carro 0 KM", afirmou Granja.

A campanha "Natal Premiado" será lançada na próxima sexta-feira, a partir das 08h30min, no Espaço CDL.

 


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.



ENQUETE
A quem interessa a rixa entre o governador Mauro Mendes e o prefeito Emanuel Pinheiro?
Ao governador do Estado
Ao prefeito da Capital
Aos grupos políticos que miram as eleições de 2020
Isso só prejudica a população em geral
PARCIAL